Sociedade feliz


Fome e pobreza



Nesse mundo, o que não falta é pessoas necessitadas de ajuda financeira. São os pobres que vivem em situação de extrema pobresa nos países ricos, nos países emergentes como o Brasil e, principalmente, nos países pobres. E, assim como, existem as pessoas necessitadas, existem também pessoas com dinheiro de sobra, pessoas com um patrimonio e renda mensal muito altos. Com isso, observamos o seguinte: A grande desigualdade financeira e social.

Criança desnutrida
Criança com fome e desenutrida
Criança desnutrida
Criança desnutrida

É comum a países pobres um endividamento contraido decadas atrás que, como consequência, tais países, ainda hoje, pagam juros altíssimos. Com isso, parte do dinheiro que poderia ser utilizado para investimento no próprio país, é destinado ao pagamento de juros a, principalmente, os Estados Unidos. Então, podemos pensar que o perdão dessas dívidas seria um começo para ajudar tais países.

Na África e Ásia, existem paises pobres. Inclusive, muitos são paises ex-socialistas que entraram em crise com o desfecho da guerra fria e, alguns até, sofreram ou ainda sofrem as consequências de conflitos armados. Como consequência da guerra fria, todo o sistema socialista entrou em crise e o capitalismo prosperou. O problema é que, dada a crise do socialismo, os países socialistas, quase todos, optaram pela transição de socialismo para capitalismo. Com isso, uma minoria de pessoas nesses países enrricou ainda mais, e a maioria ficou mais pobre por causa da crise gerada pela transição.

Outro acontecimento histórico que explica a situação de pobreza de vários países (Inclusive o Brasil) é o imperialismo. Realidade, inclusive, no Brasil, até a queda do governo de Don Pedro II, quando foi instaurada no país a república e o Brasil teve seu primeiro presidente.

Criança desnutridos
Criança desnutridos
Crianças desnutridas
Crianças desnutridas

Até antes do grito da independência feito por Don Pedro I, o Brasil era colônia de portugal e tinha seus recursos naturais explorados e levados para portugal e, assim como o Brasil, diversos outros países foram colonizados e explorados desde os tempos antigos e vieram conseguir independência nos ultimos séculos. Embora em muitos casos, trata-se de uma independência apenas simbólica. Isso porque alguns desses países quando conseguiram a independência já estávam endividados e necessitados de importar produtos e serviços muito valorizados de países ricos e, seus produtos de exportação que demandam pouca tecnologia, sofria e sofre desvalorização em comparação com os produtos a base de alta tecnologia que são fabricados pelos países ricos.

Homem e criança desnutridos
Homem e criança desnutridos

Então, podemos perceber que, há todo um contexto histórico que explica porque existem países pobres e países ricos. Não se trada de superioridade como muitos podem pensar. Há quem pense que os povos dos países ricos são superiores aos povos dos países pobres, mas, isso é um pensamento equivocado. O que há é grande investimento por parte dos países ricos em recursos para o desenvolvimento econômico e tecnológico e, nos páises pobres, a realidade é outra, dado que, muitos países se quer conseguem oferecer os serviços básicos a sua população.

Assim, aproveitando também que estamos próximos ao natal, podemos concluir: Como seria bom se algumas empresas se sensibilizassem com a situação dos países em que, parte dos habitantes, vivem em situação de extrema pobresa. A elite mundial poderia se unir para ajudar os africanos e asiáticos que necessitam de ajuda, assim como, também, os governos dos países ricos também poderiam perdoar as dívidas externas e investir nos países pobres como se estivessem investindo no próprio país. Isso porque Jesus disse para amar ao próximo, não, amar ao próximo, apenas, se ele for de seu mesmo país.