Sociedade feliz


Moradores de rua

Existem pessoas que moram nas ruas e sofrem com muitas dificuldades e privações. Enquanto que outras pessoas são ricas e moram em mansões, têm automóveis e até jatinho particular. Isso ilustra uma grande desigualdade entre os pobres moradores de rua e os ricos. Por isso, esse texto escrito foca as dificuldades enfrentadas por pessoas que moram nas ruas e de que meio tais pessoas podem ser ajudadas.

Moradores de rua
Moradores de rua

O morador de rua precisa satisfazer necessidades básicas como: ir ao banheiro, tomar banho, fazer refeições, etc. Quando dorme em local fixo, muitas vezes, ganha a confiança de pessoas da redondeza e, assim, é ajudado no suprimento de algumas de suas necessidades básicas. Porém, existem moradores de rua sem tanta sorte para receber ajuda e, por isso, sofrem com a fome, a sede, o frio. Inclusive, não têm onde escovar os dentes, nem onde tomar banho, nem onde se barbear. Não têm roupas e calçados suficientes. Muitos, não têm esperança de melhorar de vida, já que não aprendem uma profissão. Precisam pedir esmolas ou, talvez catar latinhas e/ou papelões para conseguir dinheiro para se alimentar. Algumas vezes sofrem violência e desrespeito, porque, quem desrespeita o morador de rua, sabe que, provavelmente, ele não vai procurar a justiça dos homens para prestar queixa porque o morador de rua se sente inferior e costuma achar que ninguém o ouviria.

Morador de rua
Morador de rua

Não é difícil imaginar o quanto é difícil a vida para quem mora nas ruas. Mas, como que pessoas se tornam morador de rua? Há quem nasce de uma mãe moradora de rua. Há quem, por conseqüência das drogas abandona a família e não tem outro meio de sobreviver, a não ser nas ruas. Há quem já tenha sido trabalhador e por grande falta de sorte perde tudo e passa a morar nas ruas. São muitas as possibilidades que podem levar alguém a morar na rua. Claro que algumas pessoas podem contar com familiares em tempos difíceis e, assim, essas pessoas, se perdem tudo que tem, a família ajuda, evitando assim que o familiar fique desamparado.

Morador de rua
Morador de rua

Também não é difícil de perceber que quem mora nas ruas e, até passa fome, precisa de ajuda. No entanto, é difícil encontrar uma maneira de ajudar. Isto é, a maneira que me parece mais fácil de ajudar o morador de rua é permitir que ele (ou ela) ganhe a nossa confiança para que, assim, possamos ajudá-lo, oferecendo alimento, água, local para tomar banho e, quem sabe, até, um local para dormir. Seria ideal arranjar um emprego para o morador de rua para dar-lhe a oportunidade de ter um lugar para morar e não passar mais pela falta de meios para suprir necessidades básicas. Porém, o desemprego também é grande, o que torna mais difícil ajudar o morador de rua com emprego.

Morador de rua
Morador de rua

Seria uma grande iniciativa da sociedade caso fosse organizado um sistema onde pessoas fizessem doações e uma entidade gerenciasse essas doações para que o dinheiro fosse aplicado para ajudar os moradores de rua com, alimentos, calçados, roupas, etc. Entretanto, seria difícil arrecadar dinheiro suficiente para acabar apenas com a fome dos moradores de rua que não recebem ajuda. Também seria uma ótima iniciativa do governo organizar um sistema onde houvesse uma gerência de recursos destinados aos moradores de rua, em que, o dinheiro fosse arrecadado em impostos e isso pudesse acabar com a fome. Também é fato que, quanto mais pessoas se preocuparem com as dificuldades enfrentadas pelos moradores de rua, maiores as chances de eles serem ajudados. Então, a nossa parte, não podendo ajudá-los de imediato, é pensar no assunto e nos preocuparmos com quem não tem onde fazer refeições todos os dias e mora nas ruas.