Sociedade feliz


Erradicação da FOME

Mais uma vez, volto a falar nesse assunto dada a importância do encontro de uma solução para o problema. Claro, estou me referindo ao assunto FOME. Então, a fome é um problema que afeta desde os países ricos até os países mais pobres. Mesmo nos Estatos Unidos, o país mais rico do mundo e a maior potência mundial, existem pessoas que passam fome. Então podemos nos perguntar: Como é que em um país tão rico como os Estados Unidos não há dinheiro para erradicar nem mesmo a fome presente no próprio país?

Pois é, o governo americano poderia acabar com a fome interna. No entanto, o país funciona sobre um regime capitalista. Isso significa que, para o indivíduo se alimentar ou saciar qualquer outra necessidade, ele precisa de capital, fruto do trabalho. E se o indivíduo estiver sem trabalho? No sistema capitalista quem não trabalha precisa de ajuda financeira, seja de familiares ou de pessoas comprometidas com a caridade. Porém, a realidade é que, quem não trabalha nos Estados Unidos, assim como em outros países sob o regime capitalista, pode passar fome e outras necessidades.

Fome 1
Crianças desnutridas

O Brasil é um país capitalista. E, por incrivel que pareça, muitos odeiam os modos de economia socialista. Muita gente tem uma péssima imagem do sistema socialista sem nem entender sobre como é. O fato é que, após termino da guerra fria que se caracterizou pela disputa entre a Russia socialista e os Estados Unidos capitalista, o lado socialista perdeu a guerra, entrando assim o socialismo em crise e o capitalismo em prosperidade. Por isso, hoje em dia é difícil para um país sustentar o regime socialista como modo de economia, embora possível como, por exemplo, o socialismo em cuba, um país pobre de recursos naturais que sofreu ou ainda sofre embargos comerciais dos Estados Unidos e, ainda assim, mantem-se socialista.

Fome 2
Crianças desnutridas

Mas, voltando a falar da fome, um fato é que os ricos dos países capitalistas costumam se convencer e convencer outras pessoas de que a responsabilidade com os pobres é do governo. E, o governo, por sua vez, alega que não há verba para erradicar a fome e, então, surge o impasse que resulta na fome enfrentada pelos mais pobres.

Então! Já que os ricos passam a responsabilidade de ajudar os pobres para o governo, que tal organizar o governo e a economia de um país de modo que sobre verba para erradicar a fome! Claro, para isso funcionar, precisariamos de governantes honestos que pudessem cobrar mais impostos dos grandes empresários que deveriam pagar tais impostos com prazer em estar ajudando os necessitados. Assim, o governo levantaria verba diminuindo a margem de lucros do grande empresário sendo que tal empresário continuaria ainda rico o suficiente para sustentar seu alto padrão de vida.

Fome 3
Crianças se alimentando

O sistema de economia onde o governo tem controle sobre o negócio dos empresários se parece com o socialismo, onde: o governo controla o preço dos produtos, o salário dos empregados e pode intervir sempre que necessário em qualquer empresa. Pena que até os pobres odeiam o comunismo e o socialismo. Isso se deve ao quanto alguns privilegiados não querem um governo socialista se metendo em seus negócios. Conseguiram espalhar entre a população em massa que o socialismo é ruim. Claro, de fato o socialismo puro tem pontos que podem ser considerados negativos, como: O salário de todos os funcionários ser igual, desde o gari até o médico, mas, é possível adotar o socialismo sem seus pontos negativos.

Para concluir: Me parece que uma variação do socialismo pode ser aplicada na economia de um país capitalista de modo que o governo tenha controle de empresas para diminuir suas margems de lurcros e investir na distribuição de renda para resolver problemas sociais como, por exemplo, a fome e extrema pobreza.